A fidelidade do cliente pode ajudar sua empresa a crescer nos melhores momentos, mas também pode ajudá-lo a sobreviver em tempos difíceis e desafiadores.
A fidelidade do cliente é especialmente importante durante a pandemia do COVID-19, pois os consumidores estão extremamente conscientes de seus orçamentos. Clientes recorrentes tendem a gastar mais dinheiro com sua marca do que novos clientes porque confiam em sua empresa.
Reter clientes é cerca de cinco vezes mais barato do que recrutar novos clientes.
Este artigo é para empresários que desejam aumentar a fidelidade dos clientes de suas marcas.
Como proprietário de uma empresa, você sabe que seus clientes são a razão do seu negócio. É por isso que é importante considerar seus clientes em tudo que você faz. As necessidades de seus clientes devem estar na vanguarda do seu negócio. Isso não apenas gerará mais vendas, mas também aumentará a fidelidade do cliente a longo prazo. Veja por que cultivar a fidelidade do cliente é importante e dicas sobre como construí-la.
Por que a fidelidade do cliente é importante?
A fidelidade do cliente é a probabilidade de um cliente fazer negócios repetidos com você. Isso decorre da satisfação do cliente e supera a disponibilidade, preços e outros fatores que normalmente afetam as decisões de compra.
Quando um cliente é fiel a um produto, serviço ou marca, ele está disposto a esperar por um reabastecimento ou gastar um pouco de dinheiro extra por isso.
A fidelidade do cliente significa a diferença entre uma venda única e um cliente que volta para você potencialmente pelo resto de suas vidas. Se você fizer o trabalho necessário para fidelizar o cliente, esses clientes continuarão investindo em seu negócio.
Quando sua empresa está com dificuldades, são os clientes fiéis que o ajudarão a se manter à tona.
A fidelização do cliente pode ajudá-lo a crescer mais rápido e com mais lucratividade, e em tempos difíceis ou desafiadores, pode ser a diferença entre sobreviver e sair de negócios.
A fidelidade do cliente é importante por muitas razões
Clientes recorrentes normalmente gastam mais do que novos clientes
Como eles já confiam em sua empresa e em seus produtos ou serviços, os clientes existentes tendem a gastar mais dinheiro do que os novos clientes. Na verdade, o valor que eles gastam normalmente aumenta com a duração dos negócios com sua marca.
Clientes fiéis geram taxas de conversão mais altas
Os clientes existentes têm uma taxa de conversão média de cerca de 60% a 70%, enquanto os novos clientes têm uma taxa de conversão de 5% a 20%. Em outras palavras, você obtém mais valor de clientes fiéis do que os que visitam seu site.
A fidelidade do cliente aumenta os lucros
Quanto mais fidelidade do cliente você tiver, melhores serão seus lucros. Na verdade, apenas um aumento de 5% na retenção de clientes poderia aumentar os lucros dos negócios em 25% a 95% .
A retenção de clientes é mais barata do que o recrutamento de clientes
Embora recrutar novos clientes seja importante, pode ser caro, cerca de cinco vezes mais caro do que manter um cliente fiel, na verdade. Simplesmente reter clientes fiéis é muito mais econômico, pois eles trazem lucros maiores a um custo menor.
Clientes fiéis compram regularmente
Como eles já tiveram experiências positivas com sua marca, os clientes recorrentes tendem a comprar com muito mais frequência do que os novos clientes.
Isso é especialmente verdadeiro nos feriados, quando os consumidores estão comprando presentes e gastando mais do que normalmente gostariam durante o resto do ano eles vão procurar os seus produtos ou serviços ao invés de procurarem por outra empresa.
A fidelidade do cliente ajuda você a planejar com antecedência
Quando você tem clientes fiéis, pode tomar melhores decisões antecipadas e planejar com eficácia suas finanças e esforços de marketing.
Como podemos observar, a fidelização de seu cliente é muito importante, por todos os pontos que citamos e o principal, eles podem ajudar a elevar o nível de sua empresa.